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terça-feira, 4 de setembro de 2012

Obras e pintores de todo o Brasil são um rico conteúdo



Ao aproveitar a diversidade da produção que retrata a cultura de sua cidade ou de seu estado, você ajuda a desmistificar o fazer artístico e amplia o repertório dos estudantes.


Quais são os pintores que você conhece? O espanhol Pablo Picasso (1881-1973), o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o francês Claude Monet (1840-1926) são alguns dos nomes que aparecem na lista de muitas pessoas. Porém, de alguma maneira, uma seleção como essa faz a arte parecer algo distante e até inatingível, talento de gente que mora no exterior ou que já morreu, concorda? 

Essa ideia também pode se formar na cabeça dos alunos se o currículo não garantir o estudo da vida e da obra de pintores da cidade em que eles moram, de localidades vizinhas ou então da capital do estado. E, seja lá onde você estiver, pode ter certeza de que há bons nomes para usar como tema das aulas. 



Após analisar o que os estudantes do 5º ano entendiam por arte e pesquisar sobre a produção artística de Santa Catarina, a professora Julmara Sefstrom, da EMEIEF Padre Ludovico Coccolo, em Criciúma, a 189 quilômetros de Florianópolis, organizou um projeto sobre dois pintores locais: Vera Sabino e Franklin Cascaes (1808-1983). Até então, a criançada sabia o nome de alguns artistas estrangeiros e pensava que pintar quadros tinha como único objetivo ganhar dinheiro. Concluído o trabalho, todos tinham ampliado o repertório de artistas conhecidos, revisto a ideia de lucro e aprendido muito. Eles exploraram a temática que aparece nas obras estudadas - mitologia da região e paisagem e cultura açoriana - e experimentaram as técnicas e os materiais de trabalho utilizados. Isso permitiu fazer descobertas com tinta acrílica sobre madeira (utilizada por Vera) e grafite e nanquim sobre papel (recursos escolhidos por Cascaes). 


Se você não é catarinense ou não mora nesse estado, pode nunca ter ouvido falar da dupla. Ainda assim, conhecer o projeto de Julmara vai ajudá-lo a refletir sobre as possibilidades e a riqueza do trabalho com a temática do lugar onde mora (conheça o passo a passo do trabalho dela na página 3)

"Em muitos casos, a obra de um artista natural ou morador do mesmo lugar que a turma revela o contexto social e cultural da escola e da vida da população", diz Sumaya Mattar, coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

Para organizar o projeto, Julmara buscou informações em fontes diversas, como sites, museus, catálogos de arte e livros. Também participou de encontros de profissionais da área a fim de conhecer mais o assunto. Com isso, pôde selecionar os artistas a serem apresentados à classe, reunir material sobre eles, estudar o tema e elaborar as atividades que fariam parte do projeto. "Ter em mãos boas reproduções das obras é importante, mas não o suficiente", diz.

Fonte: Para saber de onde isso saiu... clica aqui!

Segunda etapa da construção da maquete com os PRIMEIROS ANOS.

Estamos bem adiantados na produção da maquete de diferentes assuntos com as turminhas dos pequenos na EEEFM "José Vitor Filho" em Cariacica City. Estou pensando em estender a produção para alguma quinta série a fim de concluir os pequenos detalhes que as mãozinhas do primeiro ano ainda não conseguem... Vamos ver no que vai dar. Segue as fotos da segunda etapa, agora as crianças trabalham a parte da cidade.