POST ATRASADÍSSIMO EU SEI... MAS EU SOU O DONO DO BLOG E POSTO O QUE EU QUISER NA HORA QUE EU QUISER....KKKKK....
Um espaço dedicado a compartilhar minhas experiências em sala de aula no ensino de ARTE nas escolas onde atuo. Através desse blog busco explorar novas idéias e mostrar para todos que professor de arte também é gente!
Outros blogs que podem ajudar!
sábado, 7 de julho de 2012
BRUXA, BRUXA, VENHA A MINHA FESTA
Estou preparando as atividades para o retorno das aulas após o período de férias escolares. Minhas escolas receberam um kit do projeto "Trilhas" e junto com esse material veio uma caixa cheia de livros para material de aula. Trabalhar a literatura com as crianças é sempre um prazer imenso. Selecionei alguns livros desse pacote e comecei a elaborar algumas propostas. Para esse livro chamado "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa" , escrito por Arden Druce e ilustrado por Pat Ludlow... vai me inspirar a contar estórias em uma roda de bate papo e contação bem divertida e ainda trabalhar aquarela por causa das ilustrações que eu achei bárbaras... sem contar ainda que eu posso transformar esse enredo em um teatrinho lindo com a 4ª série... enfim, ADORO!
Encontrei na web mais conteúdos sobre esse livro. Olha ai:
Propostas de atividades:
- Trabalhar a proposta do autor: “Bruxa, Bruxa” poderá ser lido como uma história interativa: a criança lê a primeira e o adulto lê a segunda fala de cada figura.
- Exercício progressivo da memória auditiva: as crianças deverão repetir o nome dos convidados da festa em seqüência. Para o exercício ficar mais rico, poderão repetir também os números e as orações criadas pelo professor.
- Mímica (jogo lúdico que trabalha a atenção): dividir a classe em turmas. Uma criança representa através de mímica um dos convidados da festa; uma criança da outra turma deverá descobrir qual é o convidado etc.
- Propor às crianças que façam outros convites (jogo oral de concentração): cada criança deverá convidar alguém que pertença às histórias infantis; as demais crianças não deverão repetir os convidados já mencionados.
- Trabalhar a proposta do autor: “Bruxa, Bruxa” poderá ser lido como uma história interativa: a criança lê a primeira e o adulto lê a segunda fala de cada figura.
- Exercício progressivo da memória auditiva: as crianças deverão repetir o nome dos convidados da festa em seqüência. Para o exercício ficar mais rico, poderão repetir também os números e as orações criadas pelo professor.
- Mímica (jogo lúdico que trabalha a atenção): dividir a classe em turmas. Uma criança representa através de mímica um dos convidados da festa; uma criança da outra turma deverá descobrir qual é o convidado etc.
- Propor às crianças que façam outros convites (jogo oral de concentração): cada criança deverá convidar alguém que pertença às histórias infantis; as demais crianças não deverão repetir os convidados já mencionados.
- Conversar sobre “medo” com a turma. Propor que façam um desenho ou uma história, com o objetivo de desmistificar seus medos.
Assinar:
Postagens (Atom)