Outros blogs que podem ajudar!

sábado, 7 de julho de 2012

BRUXA, BRUXA, VENHA A MINHA FESTA

Estou preparando as atividades para o retorno das aulas após o período de férias escolares. Minhas escolas receberam um kit do projeto "Trilhas" e junto com esse material veio uma caixa cheia de livros para material de aula. Trabalhar a literatura com as crianças é sempre um prazer imenso. Selecionei alguns livros desse pacote e comecei a elaborar algumas propostas. Para esse livro chamado "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa" , escrito por Arden Druce e ilustrado por Pat Ludlow... vai me inspirar a contar estórias em uma roda de bate papo e contação bem divertida e ainda trabalhar aquarela por causa das ilustrações que eu achei bárbaras... sem contar ainda que eu posso transformar esse enredo em um teatrinho lindo com a 4ª série... enfim, ADORO!























Encontrei na web mais conteúdos sobre esse livro. Olha ai:


Propostas de atividades:

- Trabalhar a proposta do autor: “Bruxa, Bruxa” poderá ser lido como uma história interativa: a criança lê a primeira e o adulto lê a segunda fala de cada figura.

- Exercício progressivo da memória auditiva: as crianças deverão repetir o nome dos convidados da festa em seqüência. Para o exercício ficar mais rico, poderão repetir também os números e as orações criadas pelo professor.

- Mímica (jogo lúdico que trabalha a atenção): dividir a classe em turmas. Uma criança representa através de mímica um dos convidados da festa; uma criança da outra turma deverá descobrir qual é o convidado etc.

- Propor às crianças que façam outros convites (jogo oral de concentração): cada criança deverá convidar alguém que pertença às histórias infantis; as demais crianças não deverão repetir os convidados já mencionados.

- Conversar sobre “medo” com a turma. Propor que façam um desenho ou uma história, com o objetivo de desmistificar seus medos.







6 comentários:

  1. Grostesco!Um verdadeiro absurdo ver este tipo de livro pra crianças!! Uma velha HORRORROSA na capa!! Será que não cai a ficha??? Como podem levar isso pras criancinhas lerem, ou repetirem?
    Convidar esta velha mostruosa entre outros monstros pra festinha dos filhos, vcs acham isso legal?? Vcs gostariam de ver esta coisa medonha na sua casa?? Ou que seu filho veja isso nos pesadelos dele??? Fizeram as crianças de 2 ANOS na creche lerem isso e depois em casa minha filha de 2 ANOS teve pesadelo dizendo que o "Dragão" queria pegar ela!!
    Aonde vai este mundo com sua cegueira? Somente tendo DEUS na vida pra Ele abrir os olhos desta cegueira!! Isto é falta de Deus!!! Está na hora de acordarem, pro bem das crianças!!

    ResponderExcluir
  2. Xiiiiiiiiiiiiii,essa ai nao teve infancia!!!

    ResponderExcluir
  3. eu acho o livro maravilhoso!! é bom desmistificar e resignificar alguns conceitos e preconceitos desde pequenos !!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA QUE MENTE PEQUENA E FECHADA TEM ESSA PESSOA...ESSE LIVRO É RIQUISSIMO, ONDE ELA ACHA QUE TIRARAM ESTES PERSONAGENS. FORAM DOS LIVROS MARAVILHOS DOS CONTOS DE FADA. O QUE ELA QUER, DEIXAR COM QUE AS CRIANÇAS VIVAM NUM MUNDO DE UTOPIA...TODAS AS CRIANÇAS QUE LERAM AMARAM O LIVRO. E QUEM NAO SABIA LER APRENDEU COM ELE...REALMENTE O PROJETO TRILHAS VEIO PARA FICAR.

    QUE BOM QUE VOCE POSTOU O COMENTARIO PRÉ CONCEITUSO DESTA PESSOA. AFF

    ResponderExcluir
  5. Sou pedagoga e professora (15 anos de rede pública) e afirmo com convicção que o livro pode ser trabalhado com crianças pequenas, sem qualquer prejuízo em relação ao emocional destes alunos, e , ao contrário do que foi afirmado, é um livro de qualidade que as crianças adoram.

    ResponderExcluir
  6. SOU PSICOLOGA E PEDAGOGA E TRABALHO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL A 7 ANOS E POSSO AFIRMAR QUE ESTE LIVRO É MARAVILHOSO, RIQUISSIMO E AS CRIANÇAS AMAM DE PAIXÃO.

    ResponderExcluir

Obrigado por participar do meu espaço! Fico feliz!